sábado, março 19, 2011

Exorcismo

  Muito antes da existencia do cristianismo, já se acreditava na existencia de "forças malígnas" e em sua influência sobre os humanos. E o que conhecemos hoje por exorcismo foi e ainda é um meio de cura para esta "doença".
   Existente em praticamente todas as principais religiões mundanas, o exorcismo bate de frente com a psicologia e é tido como última alternativa quando a ciência não consegue resolver o problema.

   No catolicismo, essa prática é seguida por regras contidas num livro chamado "Rituale Romanum", onde todos o ritos da Igreja Católica são descritos em latim. No Brasil temos uma versão voltada para o exorcismo, conhecido como "Ritual de Exorcismos e Outras Súplicas".


  O padre designado ao ofício precisa da permissão de um bispo para cada ritual que necessite fazer.  
  Na crença, para conjurar um demônio precisamos saber o seu real nome, objetos e símbolos cristãos são torturantes, é possível que não apenas um, mas milhares de demônios habite um só corpo humano (como em um caso no séc XVI onde uma jovem de 16 anos de idade é possuída por nada menos que 12.652 súditos de Satã), além de possessões em diversas pessoas no mesmo lugar que esteve em alta no século seguinte segundo os relatos históricos.

  Com a evolução da ciência estima-se que 97% dos casos de exorcismo no passado não teriam acontecido, sendo diagnosticado doenças como epilepsia, sansonismo, coprolalia, e outras tantas. Mesmo assim hoje o catolicismo reconhece esses 4 sintomas como sintomas de possessão demoníaca: o domínio de línguas conhecidas pelo sujeito hospedeiro; o conhecimentos de assuntos altamente improváveis (como detalhes da vida privada do exorcista, por exemplo); força sobrehumana e aversão ao sagrado.



Vade retro
 
"Eu te esconjuro,
todo e qualquer espírito imundo,
todo e qualquer poder das trevas,
todo ataque do adversário infernal,
toda legião, corja e facção diabólica.
Em nome e pela força de nosso
Senhor, Jesus Cristo, arranca-te e foge
da Igreja de Deus, das almas criadas
à imagem do Criador, e remidas pelo
precioso sangue do Cordeiro divino.
Hábil serpente, nunca mais ouses
enganar o gênero humano, perseguir
a igreja de Deus e abalar e joeirar
como o trigo os eleitos de Deus."
Trecho do Ritual de Exorcismos
e Outras Súplicas
  Abaixo segue o link do Rituale Romanum no seu texto original:





  No espiritismo, acredita-se na presença de espíritos malignos que não conseguiram evoluir para o próximo ciclo e que precisam estar na mesma "frequência" do possuído para que haja a possessão, o exorcismo é um pouco mais amigável, havendo conversas com o espírito na(s) sessão(ões) de exorcismo para convencer a deixar o corpo do encarnado.


Medalha de São Bento


Propagada em todo o mundo há mais de trezentos anos pelos monges beneditinos, e aprovada pelo Papa Bento XIV em 1742, a Medalha de São Bento tornou-se célebre por sua extraordinária eficácia no combate aos demônios e suas manifestações; protege contra malefícios de toda espécie, doenças contagiosas, picadas de serpentes e outros animais venenosos; protege também os animais domésticos e veículos. Aprovada e louvada pelos Papas, a Medalha de São Bento possui a força exorcística da Santa Cruz do Redentor - o sinal de nossa salvação.

"Dom Próspero Guéranger O.S.B., A Medalha de São Bento, Artpress, 1999, São Paulo."







  


sábado, março 05, 2011

Codex Gigas - A Biblia do Diabo

No filme "Constantine" vemos a cena em que John comenta sobre a existência de uma biblia do inferno. Pois bem, tal livro realmente existe e está preservado na Biblioteca Nacional da Suécia.
Seu nome é Codex Gigas , ele é considerado o maior manuscrito medieval do mundo, tendo o incrível tamanho de 92 x 50 x 22 cm. Abaixo uma pequena noção de sua dimensão:


Pesando 75Kg, o livro tem 310 folhas de velino(espécie de pergaminho) elaboradas com a pele de nada menos que 160 jumentos.

O livro contém a versão Vulgata latina da bíblia, sem os livro de Actos e Apocalipse. Estão também incluídos a "Enciclopédia Etymologiae" de Isidoro de Sevilha, "Antiguidades Judaicas" de Josefo, "Chronica Boemorum" (Crónica dos Boémios) de Cosmas de Praga , vários tratados (de história, etimologia e fisiologia), uma agenda com necrologia, uma lista dos monges do mosteiro de Podlažice, fórmulas mágicas e outros registos locais. Todo o documento está escrito em latim.

Sob autoria desconhecida o códice fora criado no início do século XVIII, segundo a lenda, por um monge beneditino condenado pela quebra de um voto monástico (votos de pobreza, obediência e castidade, que se devem cumprir para entrar numa ordem religiosa).
O monge , com medo da punição que lhe aguardava , prometeu em uma só noite criar um livro que glorificaria o mosteiro e que conteria todo o conhecimento humano.
À meia-noite , tendo em vista a sua tamanha loucura e o seu suposto fracasso, ele decide fazer um pacto com o próprio Diabo afim de conseguir o seu objetivo em troca de sua alma.
O diabo concluiu o manuscrito do monge e foi acrescentada uma imagem do diabo como agradecimento pela sua ajuda.


A Cidade Celestial
está representada em camadas, cada uma com muitos edifícios e torres(pág 289). A imagem parece ser um símbolo de esperança e salvação, contrastando com o retrato do Diabo.

O retrato do Diabo
A figura de maior destaque no manuscrito está na página 290, ilustra algo que conhecemos imageticamente como um demônio ou até mesmo Lúcifer.




As duas páginas estão lado-a-lado e são as únicas imagens que ocupam todo o espaço da página.


Em um documentário exibido pela "National Geographic" intitulado "A Bíblia do Diabo" pesquisadores investigam diversos aspectos sobre a confecção do manuscrito.
Entre eles o fato de que se somente um escriba o fizera, levaria no aproximadamente 30 anos para confeccioná-lo sem pausas para necessidades fisiológicas, descanso e coisas do tipo. E o que nos impressiona é que durante as pesquisas foi concluído que em todo o decorrer do códice há somente uma caligrafia e um tipo de material(tinta), o que torna um pouco confusa a compreensão científica da execução do manuscrito.

OBS: Além do Codex Gigas também existe uma outra bíblia, conhecida como "Bíblia Satânica (The Satanic Bible)", ecrita por Anton LaVey (criador da Igreja de Satã), em 1969. 




Esta conta com rituais com base no Satanismo de LaVey que enfatiza Satã como uma força da Natureza.

Abaixo está o documentário do National Geographic completo:

 

 

quinta-feira, março 03, 2011

Breve Introdução

Olá seres-humanos capazes de ler e compreender o que vos escrevo.
Sou Paulo Brandão (apelidado "Constantine" por alguns amigos), guitarrista da banda Infinity Wine, publicarei algumas pesquisas e documentos que juntei ao longo de alguns anos.

O objetivo deste blog frisa a compreensão e a discussão de casos, histórias, pesquisas, relatos e tudo o que conhecemos como fenômenos paranormais ou sobrenatural, com base nos conceitos científicos e religiosos de cada caso em particular.

Espero que analisem cada assunto de forma racional e discutam com ética, expressem suas opiniões sem denegrir a imagem de quem as lerá .

Abraço à todos.